Startups em estágio inicial já podem apresentar desafios de empresa grande – desde captar recursos com investidores de venture capital até lidar com a exigência de uma estratégia sólida para gerar eficiência financeira e estender sua runway.
Nesses casos e nos tantos outros desafios que ainda vão surgir, seria muito bom contar com a ajuda de um ou uma Chief Financial Officer (CFO). Esse é o profissional de finanças mais sênior que existe, focado em resolver os problemas ou encontrar as soluções mais críticas, que podem levar sua startup até o próximo marco (milestone).
Mas você sabe que ter um profissional desses na equipe tem o seu custo. É por isso que muitos fundadores de startups estão de olho nos e nas part-time CFOs, também chamados e chamadas de fractional CFOs. São os mesmos CFOs, mas que atuam apenas em horas determinadas para alcançar objetivos determinados, prezando pela máxima eficiência.
O trabalho remoto só fez essa alternativa on-demand ser ainda mais acessível. Em uma pesquisa recente da McKinsey, 40% dos trabalhadores americanos serão independentes até 2025. Na Future Insight, do Brasil, 18% dos empregadores consideram provável o recrutamento de lideranças on-demand já em 2023.
Está considerando um ou uma CFO de meio período ou fracional? Antes de bater o martelo, conheça a fundo tudo que você precisa saber dos e das part-time ou fractional CFOs:
Para começar, Chief Financial Officer (CFO) é o executivo ou a executiva mais sênior quando se trata da gestão financeira de uma empresa. Um bom ou uma boa CFO garante que sua startup tenha uma estratégia financeira sólida e eficaz, alinhada aos objetivos da sua empresa.
Um ou uma part-time/fractional CFO trabalha da mesma maneira, mas em um regime de tempo parcial. Ou seja, tem um contrato de horas determinadas para resolver determinado projeto ou desafio na área de finanças.
A distribuição dessa carga horária pode ser combinada, indo desde período integral por um curto período até poucas horas ao longo de várias semanas.
É importante que a sua startup leve em conta tanto seus objetivos de negócio quanto seus recursos neste exato momento, de software até pessoal, para definir a quantidade de horas que vai demandar do ou da part-time/fractional CFO.
Um ou uma part-time/fractional CFO pode fazer tudo que um ou uma Chief Financial Officer full-time faz. A diferença é que seu contrato terá um tempo determinado para atuar em determinado desafio ou projeto. (E esse contrato ainda pode ser renovado, dependendo do interesse das duas partes.)
Quanto menor for a empresa, mais prático será o CFO. Mas, idealmente, o restante da equipe lida com contabilidade, tesouraria, análise financeira, planejamento financeiro, modelagem e previsão financeira, relatórios financeiros, gerenciamento de riscos e conformidade financeira (compliance financeiro).
Enquanto isso, o ou a CFO é responsável por liderar a estratégia de longo prazo. E por conta disso, o CFO também pode ter um olhar mais atento sobre aspectos jurídicos, folha de pagamento e até produtos e operações.
Outra função do ou da CFO é comunicar-se de forma eficaz com os demais executivos da empresa e até com os investidores externos sobre as finanças da startup, garantindo que os fundamentos da empresa estão sólidos e alinhados com os objetivos.
Como sempre, não existe uma resposta cravada para todas as startups.
Mesmo assim, algumas variáveis sempre devem ser avaliadas ao tomar a decisão de trazer ou não part-time/fractional CFO para sua startup:
O negócio tem uma necessidade intensa por um ou uma profissional de finanças sênior? Se não, o negócio vai deixar de aproveitará ao máximo a eficiência financeira que pode ter em sua estrutura de talentos.
Explicamos: você terá um ganho maior se já precisar de um ou uma CFO para resolver tarefas que só um profissional desse nível pode assumir. Se você perceber que sua startup só precisava mesmo era de um contador ou contadora, por exemplo, melhor focar nesse tipo de profissional. Deixe CFOs para depois, part-time ou não.
O momento da sua startup justifica investir parte do seu apertado orçamento nessa posição? Além de justificar, seu negócio realmente tem dinheiro para manter esse ou essa profissional pelo tempo necessário para cumprir com os objetivos?
Existem profissionais certos ou certas para desafios certos, e o mundo dos trabalhos fracionais é feito de profissionais experientes justamente porque você não precisa investir em treinamento. Seu negócio consegue mesmo atrair o perfil necessário para a posição de part-time/fractional CFO da sua startup?
Trabalhar seus diferenciais pode ser uma boa lição de casa não apenas para conquistar o melhor talento, mas ainda confrontar aquela falta de orçamento que mencionamos faz pouco tempo. Estamos falando de ofertas como propósito, marca, desafio, modelo de trabalho e remuneração.
Lembre que, no começo, os fundadores e as fundadoras são a startup. Eles e elas devem trabalhar para compartilhar sua missão e fazer suas primeiras contratações. Vai que você acha a pessoa certa porque ela admira muito o propósito da sua startup, ou está animada com o desafio que você propôs?
Você tem convicção sobre quem trazer para essa posição, ou gostaria de testar antes de criar uma relação mais profunda e duradoura? Teste ou não, essa pessoa pode ter espaço no negócio nos próximos anos ou será definitivamente uma posição temporária?
É importante que você tenha as expectativas bastante definidas e alinhadas antes de procurar ou não um part-time/fractional CFO. Por exemplo, de nada adianta querer um profissional que possa depois integrar os quadros da sua empresa, mas contratar um part-time/fractional CFO que definitivamente não quer trabalhar anos e anos para a mesma empresa.
Para cada estágio de uma startup, um ou uma part-time/fractional CFO pode atuar de diferentes maneiras. Como vimos, esse ou essa profissional pode atuar na estruturação do time financeiro ou no apoio a um fundraising.
Mesmo assim, lembre-se de considerar as possíveis restrições em demanda, investimento, capacidade de atração e convicção que mencionamos há pouco.
Digamos que você já aprovou sua demanda, investimento, capacidade de atração e convicção. Para seguir com um part-time/fractional CFO, é importante levar em consideração:
Você pode passar horas caçando profissionais pelo LinkedIn e deixando de dar atenção a outras áreas da sua startup. Outra opção é contar com plataformas de assinatura que conectam executivos disponíveis para trabalhar sob demanda às empresas, como a Chiefs.Group.
Por aqui, contamos com mais de 1.200 talentos, sendo aproximadamente 20% da base composta por part-time/fractional CFOs. Nós entendemos seu negócio e seu desafio para encontrar o melhor profissional na base em apenas uma semana, já para começar a atuar.
O custo depende do contexto e desafio do negócio, mas é basicamente composto pela senioridade e carga horária desse profissional.
O modelo de contratação sob demanda pode gerar até 80% de economia para o empreendedor quando comparado a CLT. Além de flexibilidade de carga horária, há também outros custos que não são incorporados como equipamentos, benefícios, férias, décimo terceiro salário, etc.